JORNAL CIDADE EM FOCO: 22 de fev. de 2011

notícias do Brasil e do Mundo

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

iPad 2: lançamento confirmado para 2 de março


Pessoa ligada à Apple desmente informação de que equipamento só seria lançado em junho, o que fez com que as ações da companhia caíssem 3%
Em um evento programado para o próximo dia 2 de março, a Apple deve apresentar a nova versão do seu tablet, o iPad 2. A informação foi divulgada por uma fonte ligada à companhia, a qual negou a notícia de que a produção do equipamento estaria atrasada e que os produtos só chegariam ao mercado em junho.
De acordo com notícia divulgada pela Reuters, as ações da Apple caíram 3% depois da notícia de atraso no iPad 2, por conta de possíveis dificuldades que fabricantes de componentes, como a Hon Hai, estavam enfrentando para adequar a produção às recentes mudanças de design propostas pela Apple.

As especulações de atraso no iPad 2 ocorreram no mesmo dia em que vazou uma notícia de que a Apple deve discutir o
processo de sucessão do seu principal executivo, Steve Jobs, o qual está afastado da companhia por conta de um problema médico.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/ipad_2_lancamento_confirmado_para_2_de_marco

Hacker que destravou PlayStation 3 pede doações para contratar advogados

George Hotz já arrecadou cerca de US$ 10 mil e justifica que tem direito de fazer o que bem quiser com o console
Na última sexta-feira (18/2), George Hotz, mais conhecido como "GeoHot", o hacker que conseguiu destravar o PlayStation 3, criou um blog a fim de arrecadar dinheiro para ajudar em sua luta judicial contra a Sony, cobrindo despesas como a contratação de advogados para o caso. "A Sony tem cinco advogados, e eu tenho dois", escreveu Hotz em seu site, anunciando que, na primeira rodada de doações, encerra ontem (21/2), arrecadou cerca de US$10 mil.

Hotz utilizou seu blog também para se defender das acusações da Sony. Ele destaca que não existe um motivo real para que a empresa o processe, uma vez em que ele não pirateou qualquer jogo. "Eu sou contra a pirataria, não distribuo conteúdo protegido por direitos autorais", destaca. No entanto, ele defende que tem direito de fazer o que bem quiser com o console do videogame, uma que pagou pelo equipamento.

No processo movido contra o hacker, a Sony alega que ele violou a lei quando liberou o
hack do console ao público. A Corte Distrital dos Estados Unidos tomou uma decisão favorável à fabricante, concedendo uma liminar obrigando Hotz a remover todas as informações do jailbreak postadas na internet. fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/games/noticias/hacker_do_playstation_3_pede_doacoes_para_contratar_advogados

Pesquisa confirma que mamografias detectam 2º câncer em fase inicial

Exame anual é eficiente para mulheres que já tiveram câncer de mama.
Comunidade médica não tinha certeza da eficiência do exame nesses casos.

imagem fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=mamaografias&rlz=1B3GGLL_pt-BRBR396BR396&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1024&bih=548
Mulheres que sobrevivem a um câncer de mama descoberto na fase inicial correm o risco de desenvolver novamente a doença em qualquer um dos seios. Mamografias anuais era o padrão para essas mulheres, mas havia poucas evidências comprovando a eficiência da prática. Um estudo publicado pelo “Journal of the American Medical Association” confirmou que a mamografia é sim capaz de detectar um segundo câncer em fase inicial.
O estudo foi feito pelo Consórcio de Vigilância do Câncer de Mama (BCSC, na sigla em inglês) ao longo de 12 anos. Foram analisadas 58.870 mamografias anuais em 19.078 mulheres que já tinham tido o câncer e o mesmo número de exames em 55.315 mulheres sem o histórico da doença. Eles foram comparados tendo em vista a densidade do seio, a idade e o ano da mamografia.
Foram detectados 655 segundos cânceres em mulheres que já tinham sofrido a doença; entre as que nunca tinham tido, 342 cânceres foram diagnosticados. Respectivamente, as taxas são de 10,5 e 5,8 para cada 1.000 mamografias.
“A mamografia foi eficiente para encontrar cânceres em mulheres que já tinham tido câncer, mas nem tanto nas que não tinham tido”, disse a Dra. Nehmat Houssami, da Universidade de Sydney, na Austrália, que participou da pesquisa. “Descobrimos que tanto os ‘falsos positivos’, quanto os ‘cânceres de intervalo’ foram mais altos, e a mamografia não foi tão eficiente para detectar o câncer de mama agressivo em mulheres com histórico pessoal de câncer de mama”.
“Falsos positivos” são os exames que sugerem que a paciente tenha o câncer, o que não é confirmado em exames subsequentes. “Cânceres de intervalo” são os que não são detectados pela mamografia anual – de precaução –, mas sim por outros exames e sintomas no período entre duas mamografias.
fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/02/pesquisa-confirma-que-mamografias-ctam-2-cancer-em-detefase-inicial.html

Borá, a menor cidade do Brasil tem a maior participação do mundo no Facebook

93% dos 805 habitantes de Borá (SP) já estão cadastrados na rede social - proporcionalmente, a maior porcentagem de um município

Edison Veiga - O Estado de S.Paulo
Se os entardeceres com as cadeiras nas calçadas, os bate-papos pela janela e os rolês pela pracinha nas noites de sábado vão continuar, só o tempo vai dizer. Mas uma pequena revolução vem acontecendo em Borá, município paulista que detém o título de menor do Brasil, com 805 habitantes. Desde dezembro, toda a sua população vem sendo cadastrada na rede social Facebook - com 93% já integrada ao site, é, proporcionalmente, a cidade com maior penetração do Facebook em todo o mundo. 
 imagem fonte: http://arquivosreporter.blogspot.com/2008/01/curiosidades-bor.html
"Fui recenseador do IBGE aqui, então usei a mesma rota para ir de casa em casa", conta Igor Henrique Favato Bregolato, de 21 anos, um dos 15 "cadastradores de Facebook" da cidade. Ele mesmo não participava da rede social antes do projeto - agora a utiliza para trocar fotos com os amigos, combinar festas e "rever" parentes que moram longe. Segundo ele, é muito difícil o boraense não aderir à novidade. "Somente alguns mais idosos, que têm resistência mesmo a usar o computador", diz.
Além de ser uma cidade muito pequena, a ideia de inseri-la totalmente no Facebook foi facilitada por um fator: há cinco anos, a prefeitura disponibiliza conexão gratuita à internet para toda a população. "É o nosso projeto de inclusão digital", comenta o responsável pela área de informática da prefeitura, Anadelson Pedro da Silva. Resultado: em 70% dos lares boraenses, há pelo menos um computador. E quem não tem? Há uma espécie de lan house comunitária, com seis computadores à disposição.
Mas quem bancou essa iniciativa tão, digamos, exótica? Bom, a ideia partiu de marqueteiros contratados por uma marca de dropes. "Para lançar um produto novo, um dropezinho pequenininho, resolvemos basear a campanha na menor cidade do Brasil", conta Gustavo Fortes, sócio-diretor de planejamento da agência contratada.
Os marqueteiros pensaram em uma ação para homenagear pequenos heróis - gente que faz coisas simples, quase despercebidas, mas que mudam a vida dos outros. A eleição dos 12 melhores feitos, representados em monumento inaugurado em Borá na sexta-feira, ocorreu toda no Facebook (veja alguns vencedores acima). "Por isso resolvemos cadastrar a cidade toda na rede social", completa Fortes.
Online. Os boraenses receberam bem a iniciativa. "Eu sou do Orkut, nunca tinha usado o Facebook", afirma o vice-prefeito, Bruno Alves da Silva. "Mas acho que a ação foi muito boa, porque divulga a cidade, né?"
Os políticos, aliás, já pretendem aproveitar o fato de todo mundo estar na rede. "Vai ser uma forma de ajudar a prefeitura em todos os as aspectos", comenta o vice-prefeito. "De repente, as pessoas podem contribuir, via Facebook, criticando a administração, pedindo melhorias..."
Eleito vereador com 32 votos, Robson Donley é outro que está animado com a ferramenta. "Pretendo divulgar no Facebook os meus atos na Câmara", adianta. "Aqui, a política ainda é feita muito no corpo a corpo, mas não descarto usar o Facebook também nas próximas campanhas eleitorais. Pode ser um canal."
Hábitos. E vão mudar os hábitos da população? "Acredito que não os dos mais velhos. Mas a molecada já prefere ficar na frente do computador a brincar na rua ou subir em árvore", diz o vereador. "Um dos meus filhos chega da escola e, se deixar, fica na internet até a madrugada."
A estudante de enfermagem Gislaine Pedro da Silva, de 20 anos, é um exemplo de quem se rendeu ao Facebook. "Isso está revolucionando a cidade", diz, empolgada. "Uso para combinar de sair para comer um lanche na praça e até para desejar bom dia aos amigos, já que nem sempre os encontro na rua."
Moradores mais antigos, entretanto, garantem que os hábitos da pequena cidade não serão alterados pela internet. "O pessoal está todo empolgado, mas continuamos conversando com os vizinhos na frente de casa mesmo", conta a pensionista Doraci Favato, de 69 anos. "De qualquer jeito, também estou aprendendo a usar o Facebook para falar com os parentes que moram em outras cidades e saber o que vai passar na novela."
Mudança maior é observada no centro comunitário onde ficam os seis computadores. "O movimento aumentou 20%", conta a funcionária da prefeitura Isabela Neves de Carvalho, uma das que cuidam do espaço. Todos os dias, cerca de 100 boraenses - 12,5% da população - utilizam o serviço gratuito. 

fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110221/not_imp682322,0.php

Internacional - Abastecimento - Líbia fecha gasoduto que abastece a Itália e a Europa

Com 520 km de comprimento e uma capacidade de oito bilhões de m³ por ano, o Greenstream é o único gasoduto que liga a Líbia à Itália e à Europa

 AFP/Mahmud Turkia

 Governo italiano garante que esta interrupção não colocará em risco o abastecimento do país
Milão - O único gasoduto que liga a Líbia à Europa teve seu funcionamento suspenso, por causa da violência no país árabe, anunciou nesta terça-feira a ENI, mas a gigante de petróleo e gás italiana e o governo garantem que esta interrupção não colocará em risco o abastecimento do país.

"Devido à suspensão temporária de algumas atividades relacionadas à produção de gás natural na Líbia, o fornecimento através do gasoduto Greenstream está suspenso", informou a ENI, precisando que o gás líbio representava cerca de 10% das necessidades do produto na Itália.
Com 520 km de comprimento e uma capacidade de oito bilhões de m³ por ano, o Greenstream é o único gasoduto que liga a Líbia à Itália e à Europa.
Partindo de Mellita na Líbia, ele chega a Gela, na Sicília (sul da Itália). O gás que transita pelo Greenstream é proveniente de duas jazidas (Bahr Essalam e Wafa) exploradas pela ENI e a companhia nacional líbia NOC.
Por causa da instabilidade no país, a empresa de energia italiana suspendeu algumas atividades na Líbia, mas o grupo não precisou qual proporção de sua produção tinha sido afetada no total.
A ENI é a principal produtora estrangeira no país, com uma produção de 244 mil barris por dia ou cerca de 640 mil barris, se for contabilizada a produção da companhia nacional líbia NOC que trabalha em parceria.
O grupo italiano vende também parte do gás líbio para terceiros, como, por exemplo, para a empresa italiana Edison e para a francesa GDF Suez, mas é difícil saber qual é proporção exata do que parte para o resto da Europa.
A Líbia exporta ainda gás natural liquefeito por via marítima para a Espanha, segundo a Agência Internacional de Energia. No entanto, as quantidades são ínfimas (1,5 milhão de m³ por dia) se comparadas às que passam pelo Greenstream.
Após o anúncio desta interrupção, a ENI procurou tranquilizar, informando que tinha "capacidade de lidar com a demanda de gás de seus clientes".
fonte: http://app.exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/libia-fecha-torneira-de-gas-que-abastece-europa

 

Comer chocolate e cair de um edifício ativam cérebro de forma semelhante, aponta estudo

fonte da imagem: http://www.google.com.br/images?q=chocolate&hl=pt-br&rlz=1B3GGLL_pt-BRBR396BR396&prmd=ivns&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1024&bih=548
Comer chocolate ou cair de um edifício - ou apenas pensar em uma dessas opções - pode provocar a produção de dopamina, um neurotransmissor que acelera o coração e estimula o sistema nervoso central. Os cientistas observaram os neurônios de dopamina na área tegmental ventral do cérebro do rato, amplamente estudada por seu papel na motivação relacionada à "recompensa" ou à dependência química. Eles descobriram que, essencialmente, todas as células tinham alguma resposta a experiências boas ou ruins.
Curiosamente, a resposta neuronal durou tanto quanto o evento e o contexto permaneceram importantes. Os cientistas usaram um tom condicionado para correlacionar uma certa configuração com um evento bom ou mau e, depois, bastou o tom em que foi evocada a mesma resposta dos neurônios dopaminérgicos de ratos.
Segundo os pesquisadores, a descoberta de que a dopamina também é produzida durante eventos negativos é fundamental. Embora a interpretação dos resultados precise ser melhor estudada, eles ressaltam também que a genética pode afetar o número de células ativadas pelos acontecimentos ruins, que poderiam ajudar a explicar comportamentos inapropriados, tais como a dependência química ou outros hábitos de risco.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,centro-de-recompensa-do-cerebro-tambem-responde-por-mas-experiencias,683092,0.htm

Brasileiro que escapou de Trípoli relata violência na Líbia

JEFFERSON PUFF
DE SÃO PAULO 
Após retornar ao Brasil com segurança nesta terça-feira, o mineiro Felipe Carvalho, que escapou de Trípoli na noite de ontem (21), relatou à Folha ter presenciado a escalada de violência na Líbia nos últimos três dias, até que a situação ficasse "insustentável" na capital.
Asmaa Waguih/Reuters



Manifestante mostra cápsula de morteiro (bomba) lançado contra a região de Tobruk por tropas leais ao regime
Carvalho trabalha numa empresa portuguesa que tem escritórios em Trípoli e em Benghazi e no ano passado já tinha ficado 5 meses no país. Depois das férias de fim de ano, voltou à Líbia no dia 20 de janeiro.
"Já estávamos sem internet há três dias. Durante o dia a situação ainda era menos tensa, mas à noite ouvíamos muitos tiros", disse.
Ele consegiu remarcar sua passagem de volta ao Brasil pela companhia aérea alemã Lufthansa e retornou fazendo escala em Frankfurt.
O brasileiro disse ter visto helicópteros militares sobrevoando a capital líbia, mas não presenciou e nem ouviu confirmações de que eles tivessem bombardeado a cidade.
Já seus colegas em Benghazi confirmaram por telefone que a cidade portuária foi alvo de bombas lançadas por jatos militares das Forças Armadas líbias. 
INCÊNDIOS
Carvalho destacou ainda que os prédios do governo estão sendo queimados e destruídos sistematicamente em todo o país, mesmo com a dura repressão. "Diversos escritórios oficiais foram incendiados nos últimos dias. Uma delegacia a 600 metros da minha casa estava em chamas quando saímos".
Momentos após um boato de que Gaddafi teria fugido para a Venezuela muitos fogos de artifício foram ouvidos por toda a cidade e gritos de comemoração, disse o brasileiro.
Ele disse ainda que no caminho para o aeroporto de Trípoli, na noite de ontem (21), passou em frente ao palácio presidencial do ditador Muammar Gaddafi, e que viu muitos manifestantes no local.
"Levei uma hora e meia só para conseguir entrar no aeroporto. A Líbia tem muitos estrangeiros. Chineses, asiáticos, espanhóis, brasileiros. Todo mundo está querendo sair o mais rápido possível e o aeroporto não comporta todo esse fluxo", disse à Folha por telefone.
MINISTRO RENUNCIA
Mais cedo o "número dois" do regime líbio, o ministro do Interior e general Abdul Fatah Younis, apresentou sua renúncia e exortou o Exército da Líbia a juntar-se aos manifestantes e defender suas "demandas legítimas" que apontam para a renúncia do ditador Muammar Gaddafi, há 42 anos no poder, diz a emissora árabe Al Jazeera, com base no Qatar.
As declarações chegam pouco após a comunidade internacional soar alertas de que a situação na Líbia se deteriora cada vez mais.
Sete dias após o início dos intensos protestos e a escalada do massacre orquestrado pelo governo líbio, que enviou mais helicópteros e jatos de guerra para atirar contra os civis, o caos toma conta da Líbia nas ruas da capital Trípoli, de Benghazi e outras cidades, e diversos países fazem operações de emergência para retirar seus cidadãos do país.
Os alertas da deterioração da situação incluem o discurso do ditador Muammar Gaddafi, no qual afirma que "morrerá como mártir" no país e os relatos de que centenas já tentam fugir para países vizinhos, o que pode acarretar numa crise de refugiados. 
Centenas de pessoas tentam fugir do país e chegar ao Egito. A agência de refugiados da ONU (Organização das Nações Unidas) pediu aos vizinhos da Líbia para que não recusem os que estão fugindo da violência. Centenas de refugiados chegaram ao Egito em tratores e caminhões descrevendo uma onda de mortes e bandidagem provocada pela revolta. Relatos indicam que manifestantes da oposição assumiram o controle da fronteira líbia com o país nas últimas 12 ou 24 horas.
A Human Rights Watch (HRW) diz que mais de 233 pessoas já morreram na Líbia e a Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH), estima entre 300 e 400 mortos. Não há números oficiais confiáveis e analistas indicam que o total de vítimas deve ser maior do que as estimativas das ONGs.
Os relatos do agravamento da situação na Líbia chegam horas após o discurso do ditador Muammar Gaddafi, há 42 anos no poder, que serviu para enfurecer ainda mais os manifestantes que exigem sua renúncia e soou alarmes à comunidade internacional que se atenta para a gravidade do que ocorre no país. 
Hussein Malla/AP
Exército do Egito monta hospital de campanha na fronteira com a Líbia; mais de 5.000 egípcios já retornaram
O Conselho de Segurança da ONU se reuniu por mais de uma hora para discutir o assunto a pedido do representante permanente adjunto da Líbia e anunciou uma sessão de emergência em aberto a partir das 17h de Brasília para obter o parecer de cada país-membro. Há indícios de que as Nações Unidas possam emitir sanções ao regime líbio.
O Brasil está atualmente na presidência rotativa do órgão, representado pela embaixadora brasileira na ONU, Maria Luiza Viotti.
Fontes diplomáticas indicaram que China e Rússia "não colocaram impedimentos e querem seguir adiante" com a advertência ao regime do ditador líbio.
MUNDO FECHA O CERCO A GADDAFI
Ainda em reação ao seu pronunciamento e às agressões de Gaddafi à população, o próprio organismo dos países da região, a Liga Árabe, reuniu-se emergencialmente em sua sede no Cairo e anunciou que a Líbia será excluída temporariamente das sessões do bloco.
Segundo um comunicado oficial, "está suspensa a participação das delegações governamentais da Líbia nas reuniões do Conselho da Liga Árabe e de todas as suas organizações dependentes até que as autoridades líbias cumpram os requerimentos" do bloco. 
Asmaa Waguih/Reuters
Manifestantes protestam em Tobruk, cidade que segundo o Exército líbio já está sob controle dos opositores
A chanceler (premiê) da Alemanha, Angela Merkel, considerou "muito assustador" o discurso e exigiu, ao mesmo tempo, das autoridades líbias, "o fim da violência contra o próprio povo", acrescentando que, "se isto não for o caso, a Alemanha passará a refletir sobre a imposição de sanções" a Trípoli.
Mais cedo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu ajuda aos países árabes para chegar a uma solução na crise líbia antes que o massacre dos civis se solidifique no país.
Ele analisou a situação na Líbia e no Iêmen com o emir do Qatar, Hamad bin Khalifa al Thani.
"Ambos concordaram que a comunidade internacional e em particular os líderes árabes e a ONU deveriam pedir o imediato fim dos atos de violência e o início do diálogo amplo" para resolver a situação de maneira pacífica, acrescenta.
DISCURSO
"Muammar Gaddafi é o líder da Revolução, sinônimo de sacrifícios até o fim dos dias. Esse é o meu país, de meus pais e meus antepassados", afirmou. Ainda durante o pronunciamento, e em meio a gritos e socos no pódio, prometeu lutar contra os manifestantes que pedem o fim de seu regime e disse que irá "morrer como um mártir", já que abandonar o poder "não está entre as suas opções".
Alaguri/AP
 Centenas de trabalhadores turcos aguardam navio enviado pela Turquia para resgatá-los no porto de Benghaz
O ditador disse ainda que "os que instigam a guerra civil" serão punidos com morte e execução".
O tom do ditador e os alarmantes indícios de um massacre ao estilo do que ocorreu na China na praça da Paz Celestial, quando o governo abriu fogo contra os civis, repercutiu entre líderes internacionais e na própria região.
SEGUNDA APARIÇÃO
O ditador apareceu na TV estatal nesta terça-feira após ter feito uma breve declaração na noite de ontem (21), quando limitou-se a dizer que ainda estava à frente do país e que estava em Trípoli e "não na Venezuela", desmentindo rumores de uma possível fuga.
Vestido com um robe marrom e um turbante, ele discursou de um pódio colocado na entrada de um prédio bombardeado que aparentava ser sua residência em Trípoli --atingida por ataques aéreos dos Estados Unidos na década de 1980 e deixado sem reparos como um símbolo de desafio. 
AFP
Ditador líbio, Muammar Gaddafi, durante pronunciamento na TV; ele diz que não sairá e irá morrer como mártir
Ele disse que "tem o direito de lutar pela Líbia". "Nós não insistimos em nada, a não ser lutar pelo bem da Líbia. Passei minha vida sem ter medo de nada. Eu devo permanecer aqui, desafiador", acrescentou.
"A Líbia quer glória, a Líbia quer estar no topo, no topo do mundo."
"Sou um guerreiro, um revolucionário de tendas. Vou morrer como um mártir no final."
Segundo o ditador, ele não tem poder para decidir sobre sua própria renúncia --este poder está nas mãos dos chamados "comitês verdes".
O ditador ainda afirmou que Benghazi, a segunda maior cidade da Líbia, está sendo "aterrorizada". "Eles foram ao aeroporto, que foi destruído. Não há aviões partindo ou chegando de Benghazi. Não há aviões chegando à Líbia."
USO DA FORÇA
Gaddafi prometeu ainda não usar força de novo contra os manifestantes, mas ameaçou "aqueles que tomam parte na guerra civil" --que, segundo ele, é o que está acontecendo no país-- "e os que instigam a guerra civil" serão punidos com morte e execução.
Ele dedicou boa parte de seu discurso desafiando e atacando potências ocidentais, principalmente os EUA. "Vocês querem que os EUA venham aqui e façam o que fizeram à Somália, ao Afeganistão, ao Paquistão, ao Iraque? É isso o que vocês querem?", questionou.
"Persigam-nos, prendam-nos, entreguem-nos às [forças de] segurança. Eles são apenas poucos, eles são terroristas." 
Reuters
Manifestantes contra governo de Gaddafi carregam bandeira gigante durante protesto na cidade de Tobruk
O mandatário líbio convocou a população --"todos os homens e mulheres e crianças"-- para sair às ruas nesta quarta-feira e assumir o controle. "Devemos tomar todo o país e mostrar a eles o que é uma revolução popular", disse. Ele pediu ainda a jovens que gritem frases de defesa ao regime e coloquem faixas que divulguem as realizações da "revolução".
"A partir de amanhã, famílias, peguem seus filhos, deixem suas casas, todos vocês que amam Muammar Gaddafi, vão às ruas, controlem as ruas, não tenham medo deles."
Gaddafi afirmou que "ainda não usamos forças ainda, mas se for necessário, iremos usar" e ameaçou "aqueles que tomam parte na guerra civil" --que, segundo ele, é o que está acontecendo no país-- "e os que instigam a guerra civil" serão punidos com morte e execução.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/879512-brasileiro-que-escapou-de-tripoli-relata-violencia-na-libia.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

RIO - PF apreende 47 máquinas caça-níqueis no Centro do Rio

Segundo os policiais, três pessoas foram detidas.
Bingo clandestino fica em rua próxima à Central do Brasil.

Do G1 RJ
Agentes da Polícia Federal (PF) apreenderam, nesta terça-feira (22), 47 máquinas caça-níqueis em um bingo clandestino durante uma operação próxima à Central do Brasil, no Centro do Rio. De acordo com os policiais, três pessoas, que seriam funcionários da casa de jogos, foram detidas e serão encaminhadas à sede da PF.
Ainda segundo a polícia, o bingo funcionava em um imóvel na Rua Visconde da Gávea. Cerca de 15 pessoas estavam no local, quando os agentes chegaram. Ainda não há informações sobre a quantidade em dinheiro apreendida pelos policiais.
Fábrica de caça-níqueis é fechada em Cachambi
Policiais da Corregedoria Interna da Polícia Civil estouraram, pela manhã desta terça (22), uma fábrica de máquinas caça-níqueis, na Rua São Gabriel, no Cachambi, no subúrbio do Rio. No local, um suspeito, que disse que apenas tomava conta da casa, foi detido.
No local, de acordo com a assessoria da Polícia Civil, foram encontrados 29 equipamentos eletrônicos importados, que são usados nas máquinas. Também foram apreendidos oito monitores, grande quantidade de ferramentas, cabos, fios, fechaduras, gabinetes, e componentes eletrônicos.

SALVADOR - Após confusão na orla, prefeitura diz que vai fiscalizar venda de acarajé

Após confusão na orla, prefeitura diz que vai fiscalizar venda de acarajé

De acordo com a superintendente, a prefeitura deixou de emitir alvarás e autorizações para que as baianas de acarajé trabalhem, com a desculpa de que a União não permite

foto Marina Silva
foto Marina Silva

A Superintendência do patrimônio da União (SPU) adverte: o órgão não é contra e nem expulsou qualquer baiana de acarajé das praias de Salvador. De acordo com a titular do órgão na Bahia, Ana Lúcia Villas Bôas, a polêmica envolvendo as baianas é um problema de gestão da prefeitura de Salvador.
“Esse é mais um problema de gestão da orla da prefeitura. A orla é um bem da União, mas cabe à prefeitura ordenar, disciplinar e fiscalizar o que nesse espaço acontece. A responsabilidade de organizar o comércio informal na areia é da administração municipal”, explica Villas Bôas.
De acordo com a superintendente, a prefeitura deixou de emitir alvarás e autorizações para que as baianas de acarajé trabalhem, com a desculpa de que a União não permite, já que foi um juiz federal quem determinou a derrubada dos estabelecimentos.

“As baianas são, inclusive, patrimônio cultural do país. A prefeitura parou de autorizar e recebi uma carta da presidente da associação das baianas me pedindo para autorizar. Respondi a ela que é a prefeitura a responsável por emitir esse alvará”, esclarece.
ParecerA presidente da Associação de Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam), Rita dos Santos, diz que algumas baianas que estão tentando autorização trabalham nas praias da cidade há 40 anos. Diz também que a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), responsável por emitir os alvarás, está se baseando no parecer número 2296/2010, da Procuradoria Geral do Município (PGM).
“O documento diz que a prefeitura não é responsável. Então, quem é? O prefeito diz que não é contra. Mas, então, ele não conhece esse documento? Estamos vivendo na clandestinidade e, assim que o Carnaval acabar, voltaremos a ser alvos de fiscalização da Sesp”, reclama Rita, se referindo a uma entrevista que o prefeito concedeu no sábado, quando disse que não pode “concordar com a proibição do trabalho das baianas de acarajé na orla de Salvador”.
“Elas fazem parte do cenário das nossas praias. No que depender da administração municipal, as baianas jamais serão prejudicadas. Não podemos ficar de braços cruzados diante desta situação”, disse o prefeito “Vou presentear o prefeito com uma cópia do título de patrimônio cultural, para que ele tenha conhecimento”, diz a presidente da Abam.
BoatosA baiana da acarajé Fabiana Argolo, 29 anos, classificou a possível retirada da praia como “uma atitude absurda”. Para ela, que há cinco anos trabalha vendendo os quitutes baianos no Porto da Barra, não há outros locais para trabalhar. “A cidade já está cheia de baianas vendendo acarajé. Sair daqui para vender onde?”, questiona.
Já Elisabete Brito, 16 anos, trabalha ajudando a mãe a vender acarajé na praia de Patamares. “Isso é um absurdo. Já tirou as barracas e agora querem tirar o nosso trabalho também?”.
No fim da tarde de ontem, a Sesp divulgou uma nota oficial, informando que “mediante a flexibilização da SPU”, vai regulamentar a atuação das baianas de acarajé na orla, desde que preencham as condições de comercialização e higiene. 

Ainda de acordo com o documento, as baianas terão licença para vender alimentos típicos, como acarajé, abará, vatapá, cocada, bolinho de estudante e mingau.
 fonte:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-3/artigo/apos-confusao-na-orla-prefeitura-diz-que-vai-fiscalizar-venda-de-acaraje/

EMPREGOS - As profissões estão mudando, algumas estão sendo extintas, outras, incorporadas e algumas são completamente novas

Habilidades e competências indispensáveis

As profissões estão mudando rapidamente. Algumas estão sendo extintas, outras, incorporadas e algumas são completamente novas, influenciadas pelas modernas tecnologias.
Neste blog  Já mencionamos algumas vezes sobre a importância de desenvolvermos habilidades (o que sabemos fazer) e competências (grau de acerto na execução das mesmas) profissionais. Relacionamos algumas habilidades e competências que julgamos imprescindíveis a todos os profissionais, principalmente aos atendentes e vendedores:

 √ Comunicação verbal, por escrito, sinais e símbolos. Pense alguns segundos sobre as suas atividades dos últimos dias e tente quantificar o percentual de horas em que fez uso da comunicação. Comunicar com clareza e objetividade é imprescindível para todo e qualquer profissional. Não basta apenas saber comunicar, é preciso dominar os meios de comunicação (reuniões, internet, televisão, rádio, jornal, etc.). A depender da sua profissão, você utilizará mais um meio de comunicação do que outro. Falar e escrever corretamente  são vitais para o  sucesso pessoal e profissional. Saiba que cada meio de comunicação tem as suas peculiaridades e você deverá conhecê-las, fazendo as adequações necessárias ao conteúdo e a forma das mensagens. A internet tem a sua forma específica, uma reunião através de videoconferência, uma entrevista em TV e em rádio e assim por diante.
 √ Relacionamento interpessoal. Tudo que fizermos na vida, somente fará sentido ser for de utilidade para as pessoas. Sendo assim, saber relacionar com elas em muito contribuirá para que você seja o escolhido, entre tantos profissionais. Relacionar com pessoas exige observação, tolerância com as diferenças, humildade, saber falar e, principalmente, saber ouvir. Procure ampliar os seus relacionamentos com pessoas de diferentes perfis e cultive o hábito de ser tolerante com aqueles que pensam diferente de você.
√ Atendimento e vendas. Há muitos profissionais que são competentes e mesmo assim não conseguem sucesso em suas atividades. Entre os principais motivos, estão o mau atendimento, dificuldade de comunicação e falta de talento para vender os seus produtos e serviços. Para encantar um cliente, além da qualidade dos produtos e serviços que você vende, demonstre boa vontade para atender, saiba ouvir e fazer as perguntas adequadas. Conheça as peculiaridades do que você produz ou vende. Transforme as qualidades em benefícios para os seus consumidores. Transmita credibilidade, seja ético e forme a sua carteira de clientes, com nomes, telefones e e-mail para contatos. A melhor propaganda que existe é a indicação dos seus clientes satisfeitos.
√ Negociação. Quase tudo na vida envolve esta habilidade. Saber comprar e  vender são imprescindíveis para a sua vida pessoal e profissional. Pratique sempre o estilo de negociação ganha x ganha, onde as partes envolvidas – comprador e vendedor – sempre ganham. Embora este estilo seja praticado por uma minoria, ele possibilita que os seus clientes sejam cativados e prefiram fazer negócios com você e não com os concorrentes. Há negociações mais simples e que não exigem muita preparação. Há negociações mais complexas e que exigem um bom planejamento. Em qualquer situação, pense sempre com a cabeça e as idéias do comprador. Ao elaborar o seu plano de negociação, antecipe as perguntas do seu cliente e proponha alternativas para as situações de discordâncias, que normalmente estão relacionadas com os preços  e a forma de pagamento dos produtos e serviços. 
Assim, não se prenda ao nome da sua profissão ou função que exerce ou pretende exercer. As mudanças continuarão acontecendo, de forma rápida e descontinua. Esteja preparado para estudar, estudar e estudar. Sempre!
fonte: http://www.portalibahia.com.br/blogs/empregos/?p=1335

São Paulo deixa estado de atenção após 2 horas e meia

Chuva levou caos à cidade e provocou vários pontos de alagamento intransitáveis
Do R7
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) decretou o fim do estado de atenção para as regiões oeste, central, sul e marginais Tietê e Pinheiros por volta das 16h50 desta segunda-feira (21). Também foi declarado o término do estado de alerta para a região do Ipiranga, após o transbordamento do córrego que leva o nome do bairro na zona sul de São Paulo.      




Guilherme Lara Campos/Foto Arena/AE
Veja mais imagens da chuva
Ônibus ficou ilhado na região da Saúde, zona sul da capital
Veja imagens do temporal

Às 17h10, foi a vez das regiões leste, sudeste e norte da capital. Com isso, após duas horas e meia, toda a cidade saiu do estado de atenção para o risco de alagamentos. 

O temporal que atingiu a capital paulista nesta tarde levou caos à cidade. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) chegou a registrar 37 pontos alagados. Às 17h55, sete estavam ativos. Destes, quatro eram considerados intransitáveis. 


Por causa da chuva, os córregos
Ipiranga, na zona sul, e Jaçanã, na zona norte, transbordaram e o CGE decretou alerta para essas regiões. O término da situação foi decretado para o Jaçanã às 15h30. Toda a cidade foi colocada em estado de atenção para o risco de alagamentos às 14h40. 

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava, às 17h30, 67 semáforos apagados em decorrência da tempestade que atingia a capital na tarde desta segunda-feira. De semáforos piscantes, a companhia contabilizava 45.


O aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, 
foi fechado para pousos e decolagens às 14h19, e reaberto às 15h. Segundo o CGE, rajadas de vento de 50 km/h atingiram a região. A pista do Campo de Marte, na zona norte, ficou completamente fechada durante cerca de 45 minutos e foi reaberta às 15h47. Apenas o aeroporto de Guarulhos funcionava normalmente na tarde desta segunda-feira.

As rodovias
Dutra e Fernão Dias tiveram parte de suas pistas interditadas por causa de pontos de alagamento provocados pela chuva.

Por causa da forte chuva, todas as linhas do Metrô operavam com velocidade reduzida nesta tarde. Já as linhas da CPTM funcionavam normalmente.


Apagão


O crematório municipal da Vila Alpina, na zona leste da cidade, sofria com falta de energia por volta das 17h. Segundo a administração, as cerimônias funerárias tiveram que ser encurtadas, pois o gerador estava trabalhando no limite.


Há relatos de falta de luz tambén em Moema, zona sul da cidade. Moradores dizem ter dificuldade em entrar em contato com a Eletropaulo, responsável por distribuir a energia elétrica na capital paulista.


A reportagem do
R7 entrou em contato com a Eletropaulo, que não deu retorno até o momento em que esta matéria foi publicada. 

fonte: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/regioes-de-sp-saem-do-estado-de-atencao-20110221.html

Desfiles ocorrem nos dias 4, 5, 6 e 11 de março, no Anhembi. Conheça o Regulamento do desfile

Animação de componentes e letra na ponta da língua garantem pontos.
Para fazer bonito no Anhembi não basta surpreender o público com belas fantasias e carros alegóricos imponentes. É preciso disciplina. As 14 escolas de samba de São Paulo que desfilam pelo Grupo Especial nos dias 4 e 5 de março devem cumprir à risca o regulamento estabelecido por representantes das agremiações.
As regras abrangem desde o tempo mínimo e máximo dos desfiles, até os números de componentes indicados para as alas. E o descumprimento de cada determinação leva a escola a sofrer penalidades que fazem diferença na hora da apuração.
Não entrar na Avenida no horário, atrasar-se na concentração ou trocar de horário com outra escola, por exemplo, pode levar à desclassificação. Também não são permitidos os usos de fantasias, alegorias, adereços ou esculturas de outras escolas.
Nove torres ao longo do Anhembi abrigam os jurados que vão avaliar cada um dos quesitos: bateria; harmonia; evolução; samba-enredo; mestre-sala e porta-bandeira; comissão de frente; alegoria; enredo; e fantasia. Cada quesito será avaliado por cinco jurados e a menor e a maior notas recebidas pelas escolas em cada quesito serão descartadas.
“Cinco jurados vão avaliar cada quesito e como eles [os jurados] estão distribuídos em diferentes pontos da Avenida, podem, eventualmente, cometer enganos no julgamento. Por isso, acreditamos que, matematicamente, se a menor nota e a maior nota caírem, vai ficar mais justo para todo mundo”, afirma ao G1 Rogério Felix, membro da Comissão de Carnaval da Super Liga das Escolas de Samba de São Paulo.
Os jurados podem atribuir notas de 7 a 10 aos quesitos, com variações de 0,25. Somente a ausência total de componentes obrigatórios justifica a nota 0.
Confira algumas regras básicas do carnaval de SP

MínimoMáximo
Tempo de desfile55 min65 min
Componentes2.000---
Alegorias45
Comissão de frente (componentes)615
Baianas50---
Mestre-sala e porta-bandeira
(número de casais)
1---
Fonte: Regulamento do Carnaval 2011
As alas que não aparecem na tabela não têm mínimo ou máximo de componentes.
Nas extremidades da Avenida, cronometristas marcam os momentos exatos de início e término dos desfiles. Cada escola do Grupo Especial tem de 55 a 65 minutos para passar pelo Anhembi. O não cumprimento do tempo mínimo ou máximo do desfile leva à perda de um ponto na apuração, mais um ponto a cada minuto a menos ou a mais do que o que indica o regulamento. A pista para o desfile oficial tem 12 metros de largura por 530 metros de comprimento.
Também serão punidos com um ponto de desconto o não cumprimento do número mínimo e máximo de componentes nas alas; do número de alegorias; o uso de força animal para movimentar as alegorias; e qualquer alusão a clubes de futebol (letra ou melodia) nos sambas de exaltação, ainda na concentração.
O abre-alas deve ser, obrigatoriamente, o primeiro carro a entrar na pista, e precisa conter o nome da escola, símbolo ou até apelido da agremiação. Caso isso não seja cumprido, menos um ponto para a escola.
Perderá dois pontos a escola que não respeitar as sirenes de alerta para o início de seu desfile na concentração; que fizer qualquer tipo de merchandising; ou que usar símbolos de time de futebol, a não ser o que conste no pavilhão oficial da escola ou que faça parte de seu enredo. 
Quando o público canta com a escola, todo o espetáculo é completo.
Já as maiores punições, com perda de cinco pontos, ocorrem se a escola se apresentar sem nenhum carro alegórico e nenhuma baiana.
“Quem vai assistir aos desfiles vai assistir a um espetáculo, então é importante o comprometimento de todos os integrantes da escola. Tem que estar vestindo a fantasia adequadamente, saber cantar, porque o desfile é a vibração, a troca de energia. Quando a escola canta, ela chama o público, e quando o público canta com a escola, todo o espetáculo é completo. O show do carnaval tem que começar na pista e terminar nas arquibancadas", afirma Felix.
Depois de enfrentar tantas regras, a escola que se consagrar campeã desfila novamente em 11 de março. Vale lembrar, no entanto, que o desfile das campeãs é submetido às mesmas regras.
http://carnaval-sp.blogspot.com/2011/02/conheca-o-regulamento-do-desfile.html?spref=fb

Roberto Carlos abre 52º Festival de Viña del Mar diante de 15 mil pessoas

 Antes de terminar o show e de jogar rosas brancas e vermelhas para a plateia, cantor foi agraciado com a Gaivota de Prata, prêmio máximo do festival

 VIÑA DEL MAR - Carismático, elegante e com sua voz inconfundível, Roberto Carlos abriu nesta segunda-feira, 21, o 52º Festival de Viña del Mar, no Chile, com um show de duas horas para 15 mil pessoas presentes no anfiteatro de Quinta Vergara. 

Velho conhecido do Festival chileno, onde já se apresentou em outras duas oportunidades, Roberto Carlos subiu ao palco inteiramente vestido de branco e iniciou o show com Emoções.
Claudio Reyes/Efe
Claudio Reyes/Efe
O cantor Roberto Carlos se apresenta em Viña del Mar
"Boa noite. Que prazer vê-los após tantos anos! É uma honra estar novamente no Festival de Viña. Para vocês, o meu aplauso. Obrigado pelo amor e por todas as coisas lindas que recebi de vocês", disse o artista, antes de interpretar a canção "Que será de ti".
O "Rei" deu sequência à apresentação com O homem que sabe o que quer e a clássica Detalhes.
"Fiz esta canção há muito tempo, com muita alegria e emoção. Hoje não a canto com a mesma alegria, mas sim com muitíssimo mais amor", foram as emocionantes palavras de apresentação de Lady Laura, tema dedicado à mãe do artista, que morreu no ano passado.
Também não ficaram de fora as canções Côncavo e convexo e Jesus Cristo, além de uma versão de O dia que me queiras (El dia que me quieras), do cantor de tango argentino Carlos Gardel.
Antes de jogar rosas brancas e vermelhas para a plateia, Roberto Carlos foi agraciado com a Gaivota de Prata, o prêmio máximo do festival.
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,roberto-carlos-abre-52o-festival-de-vina-del-mar-diante-de-15-mil-pessoas,682837,0.htm

Prisão de assaltantes termina com três pessoas baleadas em SP e Osasco

Criminosos tentaram roubar duas motos e foram perseguidos pela polícia; uma vítima, uma testemunha e um ladrão foram baleados

Ricardo Valota, do estadão.com.br
SÃO PAULO - Três assaltantes, entre eles dois adolescentes, foram perseguidos e presos por policiais civis, na noite de ontem, 21, após tentarem roubar duas motos, uma na região do Jaguaré, zona oeste da capital, e outra na Vila Yara, região central de Osasco, na Grande São Paulo. O saldo das duas tentativas de roubo seguidas de perseguição foi de uma vítima, uma testemunha e um dos criminosos baleados.
Eram 18 horas quando o tapeceiro Nilson Britto Ferreira, de 44 anos, em sua moto, foi abordado pelo trio na esquina da avenida Corifeu de Azevedo Marques com a rua Professor Celso Quirino dos Santos, no Jaguaré. Assustada, a vítima acelerou e foi atingida de raspão no braço esquerdo por um dos três tiros disparados pelos criminosos, que ocupavam um Fiorino branco roubado, com placas do Rio de Janeiro. Levado para o pronto-socorro do Hospital Universitário, Ferreira foi medicado e liberado.
Na fuga, os assaltantes ainda tentaram roubar a moto de uma segunda vítima, na avenida dos Autonomistas, próximo ao hipermercado Wal*Mart, região da Vila Yara, em Osasco. Alertados, policiais civis localizaram o veículo e iniciaram a perseguição pelas ruas de Osasco. No tiroteio entre os policiais e o adolescente, que estava na carroceria do Fiorino e atirava pela porta entreaberta, Arley Aparecido Rodrigues, de 25 anos, na calçada, foi atingido por uma bala perdida, mas passa bem. Segundo a polícia, o tiro que atingiu a testemunha teria saído da pistola 380 utilizada pelo menor.
Já na rua Maria Antonia Niero, no Jardim Santo Antonio, zona sul de Osasco, o trio acabou batendo o Fiorino contra o portão na casa nº 101. O adolescente E.V.M.S. De 17 anos, foi preso ileso, e com ele, apreendido uma pistola calibre 380.
Baleado no pé durante o tiroteio com a os policiais, Bruno Pereira de Souza, de 21 anos, que trabalharia como frentista, também foi dominado portando um revólver calibre 38. O mesmo ocorreu com C.O.S., de 17 anos, que, com o choque, fraturou um dos pés.
O caso foi registrado na Delegacia do Meio Ambiente de Osasco, localizada no 10º Distrito Policial da cidade.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,prisao-de-assaltantes-termina-com-tres-pessoas-baleadas-em-sp-e-osasco,682835,0.htm

Prefeito de Manaus diz para moradora de área de risco "morrer"

Durante discussão, Amazonino Mendes disse para mulher 'que morra'; Prefeitura não comentou

Liege Albuquerque - O Estado de S. Paulo
MANAUS - O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), discutiu hoje com uma moradora de uma comunidade onde morreram uma mulher e duas crianças soterradas sob um barranco. O prefeito disse que as pessoas na comunidade Santa Marta, na zona norte da capital amazonense, ajudariam a prefeitura "não fazendo casas onde não devem", ao que uma moradora não identificada retrucou: "Mas a gente está aqui porque não tem condição de ter uma moradia digna". O prefeito respondeu: "Minha filha, então morra, morra."


Depois, a moradora disse que, se era assim, "então vamos morrer todos", ao que o prefeito questiona sua origem. Quando ela responde ser do Pará ele encerra a discussão dizendo: "Então pronto, está explicado". A discussão foi ao ar na íntegra no jornal TV Amazonas, filiada da Rede Globo.
A assessoria de imprensa da prefeitura não comentou o caso, mas disse que a Defesa Civil Municipal está cadastrando as pessoas na área de risco para providenciar casas alugadas.
Vaias. Em 26 de novembro do ano passado, durante visita a Manaus do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mendes foi vaiado pela plateia. "Nunca na minha vida sofri esse tipo de constrangimento. Se o Amazonino não tiver a aprovação do povo, vocês vão ter outro prefeito, porque eu vou sair. Eu vou mandar fazer uma pesquisa e se for negativa eu renunciarei o meu mandato", disse o prefeito na ocasião.
 fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,prefeito-de-manaus-briga-com-moradora-de-area-de-risco,682525,0.htm?S

Forte terremoto atinge a Nova Zelândia

Polícia neozelandesa diz que várias pessoas morreram; igreja em Christchurch desabou

AE-DOW JONES - Agência Estado
Um terremoto de magnitude 6,3 sacudiu a cidade de Christchurch, a segunda maior da Nova Zelândia, às 12h51, no horário local (23h51 no horário de Brasília), 21, deixando vários mortos, informaram a polícia do país e o serviço geológico Geonet. A emissora nacional de rádio NZ reportou que o tremor de terra provocou extensos danos a imóveis em Christchurch e ocasionou o desabamento de uma igreja na cidade. A TV local mostrou corpos sendo retirados dos escombros espalhados pelo centro.
Reprodução/Reuters
O abalo sísmico ocorreu a apenas 10 km de Christchurch
 
O prefeito de Christchurch, Bob Parker, afirmou que além dos vários mortos há feridos graves, mas não soube dizer quantos. Emissoras de televisão informam que o terremoto e um forte abalo secundário ocorrido na sequência levaram ao fechamento do aeroporto de Christchurch e ao esvaziamento dos hospitais da cidade.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, pelas iniciais em inglês), o abalo sísmico ocorreu a apenas 10 quilômetros de Christchurch e a 4 quilômetros de profundidade. Até o momento, porém, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico não emitiu nenhum alerta de maremoto para a região.
Minutos depois do primeiro abalo, a cidade foi atingida por um tremor secundário de magnitude 5,6 e a uma profundidade de 6,7 quilômetros, segundo o USGS.
Em setembro do ano passado, um terremoto de magnitude 7,1 causou extensos danos à cidade de Christchurch, situada na Ilha Sul do arquipélago neozelandês.
Atualizado às 23h05 para acréscimo de informação
fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,forte-terremoto-atinge-a-nova-zelandia,682661,0.htm

NOVAS REGRAS NA ALFANDEGA PARA VIAGENS INTERNACIONAIS

por Punta Rio, quarta, 9 de fevereiro de 2011 às 12:15
RESTRIÇÕES voltando ao Brasil:
Para sair do Brasil sem precisar fazer uma declaração ao órgão, o turista pode levar no máximo R$ 10 mil em dinheiro, ou o equivalente em outra moeda. Se sair com mais de R$10 mil, deverá fazer uma declaração (e-DPV).
Os passageiros que saem ou chegam por aeroportos em viagens internacionais têm direito a gastar outros US$ 500 nas lojas Duty Free DO BRASIL (lojas duty free do exterior não entram nesse adicional), que vendem produtos isentos de taxas, totalizando $1000 em bens não tributados. Essa isenção é válida uma vez por mês.
Bens importados já nacionalizados (como, por exemplo, em que foi feita a declaração na Receita Federal em viajem anterior) remanescem livre de impostos e não serão contabilizados na quota, mas deve ser guardado o comprovante desta declaração (O viajante pode desejar passar pelo setor de “Bens a Declarar”, caso queira nacionalizar a mercadoria – mesmo que não incida imposto).
NOTA IMPORTANTE: quem tem notebook deve prestar atenção, porque as novas regras da Alfângega poderão causar algumas burocracias, mesmo se antes você entrava tranquilamente com o notebook, mesmo se você comprou o notebook importado em uma loja no Brasil, etc. A Alfândega poderá exigir a nota fiscal do produto. NOTEBOOK NÃO ESTÁ NA NOVA ISENÇÃO DA RECEITA FEDERAL, mesmo se é de uso pessoal ou item usado.Agora não é mais necessário declarar antes da sair sua máquina fotográfica importada. Mas computadores e filmadoras  precisarão ter NOTA FISCAL da compra (A Receita Federal aceita outros meios idôneos de comprovação – pode-se fazer um registro em Cartório, por exemplo).
NOVAS REGRAS (Agosto 2010):
A partir de dia 1º de outubro de 2010, a Receita Federal nos pontos de alfândega (aeroportos internacionais), começam a valer novas regras de bagagem do viajante.
Ficou esclarecido o que seria “bens de consumo pessoal” – eles são  isentos de pagamento de imposto de importação (antes eram apenas roupas) e não entram na cota de $500. Agora incluem eletrônicos compatíveis com a viagem (câmera fotográfica, celular… GPS acabou sendo insirido nesse conceito). Veja Guia do Viajante e Perguntas e Respostas da Receita Federal (pdf)
Porém, apenas em quantidade que não implique importação para venda (em geral, UM item, mas caso tenha fiscalização, será considerado outros aspectos da viagem para eventual cobrança de tributos).Também limitaram quantidade de itens dentro da quota. São 12 bebidas alcólicas (vinhos, licores, uisques), 10 maços de cigarro (até 200 cigarros), 10 pequenos itens inferior a 10 dólares iguais; 3 itens de outros produtos (total de 20). Acima dessa quantidade não será considerado como bagagem (é temporariamente confiscado para que depois você proceda aos trâmites de importação, com todos os outros tributos incidentes – IPI, II, ICMS, etc). Quantidades para Zona Franca (Duty Free) continuam as anteriores, veja ao final do post.
A principal diferença foi incluir alguns artigos como Bens de Uso Pessoal, e colocá-los na isenção.
II – bens de uso ou consumo pessoal;
A norma legal descreve: uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem. Também podem ser incluídos outros bens, até eletrônicos (videogame, Playstation, ar condicionado, ferramentas de trabalho, etc), mas dependerá do entendimento do fiscal na alfândega -e, possivelmente, do valor da mercadoria.
Uma matéria da Revisto IstoÉ menciona que, por uma questão de lobby das indústrias, não está incluídos notebooks e filmadoras. (Ou se “nacionaliza” a mercadoria no Posto da Receita Federal, ou leva a nota fiscal, para comprovar que comprou no Brasil, ou comprova que comprou em viagem anterior).
Se comprar Notebook no exterior, ficará sujeito à fiscalização e contabilização do bem dentro da quota de $500 dólares em viagem aérea. Se o viajante for levar esse bem para viagens futuras, seria recomendável DECLARAR esse bem. Assim viagens futuras não terão problema.
Como parâmetro exemplificativo (não é parte da regra, mas poderia ser adotado pela fiscalização), podemos aplicar a lista de bens de consumo pessoal descritos para admissão temporária de estrangeiros:
I – artigos de vestuário e seus acessórios, adornos pessoais e produtos de higiene e beleza;
II – binóculos e câmeras fotográficas, acompanhados de quantidades compatíveis de baterias e acessórios;
III – aparelhos portáteis para gravação ou reprodução de som e imagem, acompanhados de quantidade compatível dos correspondentes meios físicos de suporte das gravações, baterias e acessórios;
IV – instrumentos musicais portáteis;
V – telefones celulares;
VI – ferramentas e objetos manuais, inclusive computadores portáteis, para o exercício de atividade profissional ou de lazer do viajante;
VII – carrinhos de transporte de crianças e equipamentos auxiliares para deslocamento do viajante com necessidades especiais;
VIII – artigos para práticas desportivas a serem desenvolvidas pelo viajante; e
IX – aparelhos portáteis de hemodiálise e equipamentos médicos similares ou congêneres. (Art. 5º, § 1o)
Vejam com detalhes as quantidades para a quota (dentro daqueles $500 via aérea/fluvial):
* bebidas alcoólicas: 12 (doze) litros, no total;
* cigarros: 10 (dez) maços, no total, contendo, cada um, 20 (vinte) unidades;
* charutos ou cigarrilhas: 25 (vinte e cinco) unidades, no total;
*  fumo: 250 (duzentos e cinquenta) gramas, no total;
* outros bens não relacionados acima, de valor unitário inferior a US$ 10,00 (dez dólares dos Estados Unidos da América): 20 (vinte) unidades, no total, desde que não haja mais do que 10 (dez) unidades idênticas; e
VI – bens não relacionados anteriormente (superiores a 10 dólares): 20 (vinte) unidades, no total, desde que não haja mais do que 3 (três) unidades idênticas.
A Alfândega Brasileira considera “bagagem” os bens, novos ou usados, destinados ao uso ou para consumo pessoal, compatíveis com as circunstâncias da viagem. Qualquer coisa que se traga do exterior em quantidade que seja considerada para revenda, poderá ser confiscada no Aeroporto.
“Bagagem acompanhada” é a bagagem trazida com o viajante no mesmo meio de transporte em que ele ou ela está viajando, desde que não haja conhecimento de transporte emitido para o conteúdo da bagagem. “Bagagem desacompanhada” é a bagagem para a qual um conhecimento de transporte (ou documento semelhante) tenha sido emitido.
Porém, o fiscal irá considerar apenas uma quantidade condizente com sua viagem. Por exemplo, um vidro de perfume. Três perfumes já não é compatível com o tempo de viagem e irá entrar dentro da quota
fonte: http://www.facebook.com/note.php?note_id=132855586781368&id=100000107220999

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"